quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

OS PARÂMETROS SONOROS

Os parâmetros dos sons

INTENSIDADE – É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos. É o grau de volume sonoro. A intensidade do som depende da força empregada para produzir as vibrações.
Alguém gritando em um megafone e o canto de um pequeno pássaro são exemplos de sons fortes e fracos

DURAÇÃO – É a propriedade que nos permite distinguir sons longos e sons curtos. Na música o som vai ter sua duração definida de acordo com o tempo de emissão das vibrações.
LOOOOOOOOOOOOOONGO ou CURTO

ALTURA – É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves (som mais “grossos”), médios e agudos (sons mais “finos”). A velocidade da vibração dos objetos é que vai definir sua altura. As vibrações lentas produzem sons graves e as vibrações rápidas produzem sons agudos.

Curiosidade: a altura dos sons depende também do tamanho dos corpos que vibram. Uma corda fina e curta produz sons mais agudos que os de uma corda longa e grossa. Assim como uma flauta pequenina de tubo bem fino também produz sons mais agudos do que um instrumento de sopro com um tubo longo e grosso como a TUBA!
       
 TIMBRE – É a propriedade do som que nos permite reconhecer sua origem. O timbre diferencia, “personaliza” o som. Por meio do timbre identificamos “o que” está produzindo o som. Por exemplo: quando ouvimos uma pessoa falar, um celular tocando ou mesmo um gatinho miando podemos saber qual fonte sonora produziu o som por causa do timbre.
          
O silêncio
Entendemos por silêncio a ausência de som, mas, na verdade, a ele correspondem os sons que já não somos capazes de ouvir.
Tudo vibra, em permanente movimento, mas nem toda vibração transforma-se em som para os nossos ouvidos! Existem sons que são tão graves ou tão agudos que o ouvido humano não consegue perceber. Alguns animais possuem a capacidade de emitir e até mesmo escutar esses sons! O elefante, por exemplo, emite infrassons (sons muito graves), que podem ser detectados a uma distância de 2 km! Já o cachorro e o gato conseguem ouvir ultrassons (sons muito agudos).

O silêncio é algo complexo de experimentar: se ficarmos em silêncio, em sala de aula, ainda assim ouviremos algum som.
Psiu! Vamos experimentar?
O elefante emite e ouve sons muito graves que nós não conseguimos ouvir!

Curiosidade:  um compositor norte-americano chamado John Cage (1912-1992) realizou uma experiência muito interessante: ele queria vivenciar a sensação de plenitude silenciosa e, em busca do “silêncio total”, entrou uma câmara anecóica, ou seja, uma cabine totalmente à prova de sons. Após alguns segundos, Cage concluiu que o silêncio absoluto não existe, pois mesmo no interior da câmara anecóica ele ouvia dois sons: um agudo, produzido por seu sistema nervoso, e outro grave, gerado pela circulação do sangue nas veias! Incrível!
                                          

domingo, 22 de janeiro de 2012

ARTE-Planejamento do 1o.bimestre de 2012

Arte
OBJETIVO GERAL
Desenvolver capacidades, habilidades e competências em arte, propiciando a oportunidade de vivenciá-la, analisá-la, apreciá-la, interpretá-la e recriá-la, tendo uma visão global e contextualizada da arte de diferentes grupos sociais e étnicos, respeitando-a, preservando-a e estabelecendo inter-relações com as demais áreas do conhecimento, bem como promover a cultura da paz, harmonia, solidariedade e cidadania, independentemente de idiomas ou crenças.
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
·         Desenvolver saberes que os levem a compreender as artes visuais e a música como produto cultural e histórico;
·         Conhecer os elementos que fazem parte das artes visuais, e da música e a diversidade de formas e como estes podem se organizar para derivar diferentes resultados ou estilos;
·         Apreciar, valorizar, analisar e interpretar a obra de arte relacionando-a com o contexto sócio-histórico-cultural;
·         Desenvolver a sensibilidade musical do mesmo nível do seu criador e do seu intérprete, como ouvintes.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·         aulas expositivas;
·         aulas-debate;
·         aulas em laboratório de informática;
·         estudos individuais e em grupos usando técnicas diversas;
·         pesquisas individuais e em grupos usando livros e internet;
·         seminários;
·         uso de recursos áudio visuais disponíveis na escola.
AVALIAÇÃO
·         Observação do desempenho do aluno e sua participação durante as aulas e em trabalhos de grupos;
·         Participação nas comemorações escolares - extra-classe;
·         Apresentação de trabalhos usando técnicas diversas;
·         Pesquisas feitas individualmente ou em grupos;
·         Pesquisas de notícias de todas as áreas de arte em jornais, revistas, murais, out-doors, panfletos e etc., comentadas em cada aula.
·         Visitas presenciais e virtuais a exposições de arte, apresentações de música, dança, teatro e etc.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Semestre
1º Bimestre
1)    Elementos Básicos da Música:
·      Som e seus parâmetros
·      Ritmo
·      Melodia
·      Harmonia
·      Dinâmica