quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

LOGOTIPO

Em nossas aulas de Arte desenvolvemos a atividade de criar logotipos. Isso porque achamos importante oferecer aos alunos a oportunidade de "experienciar" uma atividade artística que poderá, quem sabe (?), despertar uma habilidade profissional, bastante importante em nossa sociedade de hoje.Nesta postagem estão os melhores trabalhos produzidos pelos alunos. Não podemos dizer que todos estejam dentro das normas que rejem um bom e correto logotipo, mas apresentam características criativas que poderão indicar tendências, habilidades...
PARABÉNS MENINOS, sigam em frente!!!!!!!!

9o. Ano

O que é um logotipo?
É uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca, que deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para uma empresa. Como toda a assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

1o.A
O logotipo pode ser constituído por um sinal ou conjunto de sinais susceptíveis de representação gráfica, nomeadamente por elementos nominativos, figurativos ou por uma combinação de ambos.

1o.B
O logotipo deve ser simples e objetivo. Muito detalhe, efeitos grαficos excessivos e grande quantidade de cores tiram a comunicatividade do logotipo e o torna difνcil de ser fielmente reproduzido. Além de encarecer os materiais onde ele estiver sendo usado.
1o. C

O Dicionário da Língua Portuguesa define a palavra logótipo (logo- + -tipo) como sendo um “conjunto formado por letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma entidade, uma marca, um produto, um serviço, etc”

2o. A
Ou seja, um logótipo é uma marca gráfica ou símbolo que visa representar de forma inequívoca e única empresas, organizações, indivíduos, produtos ou serviços, por forma a facilitar o seu reconhecimento por parte de terceiros (o seu público-alvo).

2o. C

Independentemente da forma que podem assumir (só texto, só imagem gráfica ou texto mais imagem gráfica) os logótipos devem traduzir tão fielmente quanto possível os valores e conceitos daquilo que representam.

3o. A

Desta forma, a criação de um logótipo mais do que um exercício de criatividade é um exercício de marketing que define não só o que somos, o que fazemos e onde estamos, mas também o que queremos ser, o que queremos fazer e acima que tudo onde queremos estar.

3o.B

Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa.

3o. C


Antes de iniciar um projeto é necessário reunir algumas informações que orientarão a criação da marca:
a) objetivo do projeto visual;
b) tipo de negócio da empresa;
c) qual o produto ou serviço oferecido;
d) conceito a ser passado ao público usuário;
e) público alvo;
f) diferenciais frente à concorrência;
g) região a ser atingida;
h) meios de reprodução dos elementos institucionais.
Uma atenção especial deve ser dada para o tipo de público ao qual o projeto se destina. Quanto mais informações sobre o público alvo, melhor serão os resultados da utilização de técnicas e princípios visuais para a criação de uma identidade visual eficiente. São informações importantes:
- sexo;
- idade;
- nível de instrução;
- classe social;
- profissão;
- características particulares do público alvo.
Além disso, é importante estudar e analisar logotipos de empresas e instituições consolidadas cuja marca ou símbolo são reconhecidos internacionalmente. Assim adquirir uma visão crítica sobre outros trabalhos e referências de marcas de sucesso.
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